Vacinação chegará para pessoas com mais de 20 anos até o fim da seman

DF recebeu mais 153 mil doses; começa nesta terça-feira (10) a aplicação do imunizante para quem tem mais de 25

GIZELLA RODRIGUES, DA AGÊNCIA BRASÍLIA I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

Começa nesta terça-feira (10) a aplicação da vacina contra covid-19 para pessoas com 25 anos ou mais em 80 pontos de vacinação espalhados pelo Distrito Federal, sem a necessidade de agendamento. A Secretaria de Saúde destinou mais de 178 mil doses para a aplicação de D1 e 36 mil de D2 que chegaram ao DF no fim de semana. O público de 25 a 29 anos soma 300 mil pessoas.

Em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (9), os secretários de Saúde, Osnei Okumoto, e o da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmaram que o Ministério da Saúde confirmou que vai enviar mais 153 mil doses ao DF nesta segunda-feira (9) ao DF e confirmaram que, assim, será aberto na próxima quinta-feira (12) o mutirão para pessoas com mais de 20 anos, como anunciou o governador Ibaneis Rocha em suas redes sociais.

“A aplicação da vacina da Pfizer exige a utilização de uma seringa especial, que também é oferecida pelo Ministério da Saúde, mas elas  só chegam na quarta-feira (11), justificou Gustavo Rocha.

Segundo ele, o DF aplicou 67.586 doses de vacinas da última sexta-feira (6) até domingo (8), 49.173 delas de D1 e 18.413 de D2. Número que mostra que a procura pela imunização completa com as duas doses está acima do esperado. “A expectativa era vacinar 13.517 pessoas com a segunda dose”, disse o secretário.

A lista de onde se vacinar nesta terça-feira (10) está disponível no site da Secretaria de Saúde. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) abrem às 8h e os postos drive-thru, às 9h. Gustavo Rocha considerou a estratégia usada pela Secretaria de Saúde para vacinar a população adequada. “No primeiro dia tem fila, mas nos outros dias a vacinação ocorre de maneira muito tranquila”, ressaltou.

Comorbidades

 

Leia também

Vamos vacinar contra o tétano? Cobertura no DF está abaixo da meta

Saiba quem pode e onde se vacinar nesta segunda-feira (9)

DF recebe mais 44 mil doses de vacinas do Ministério da Saúde

DF garante vacinação de pessoas que têm mais de 25 anos

Confira os pontos de vacinação disponíveis neste domingo (8)

Quase 60 mil pessoas foram vacinadas nos três últimos dias

 

De acordo com os gestores, 7.219 adolescentes com comorbidades se cadastraram e 5.231 agendaram dia e horário para a vacinação. No momento, o agendamento para este público está fechado e novas vagas serão abertas em breve. Um total de 10 mil vagas já foram abertas para jovens de 12 a 17 anos com comorbidades.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, contou que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica está acompanhando os pacientes infectados pela variante Delta e garantiu que não há caso grave entre eles.

“Das 75 amostras detectadas com a variante Delta, 67 são de residentes no DF, sete em Goiás e um, em Minas Gerais”, afirmou. Gustavo Rocha disse que a taxa de transmissão segue acima de 1, mas ressaltou que o sistema de saúde do DF está pronto para atender possíveis casos da doença.

GALERIA DE FOTOS