Indústria da construção permanece estável em agosto, aponta CNI

Indústria da construção permanece estável em agosto, aponta CNI

 

Indústria da construção permanece estável em agosto, aponta CNI

Nível de atividade teve recuo pouco expressivo em relação a julho. Emprego e intenção de investimento recuaram, alinhados à queda do otimismo. Mesmo assim, expectativas permanecem positivo.

 

ok
Trabalhadores da construção civil no canteiro de obras
Apesar da relativa estabilidade em seu desempenho, empresários seguem otimistas

A pesquisa Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o setor registrou um desempenho mais fraco em agosto em relação aos dois meses anteriores. Em agosto, o índice do nível de atividade mostrou estabilidade, em 49,7 pontos, muito próximo da linha divisória dos 50 pontos que separa o aumento e a queda do nível de atividade. O índice havia subido nos dois meses anteriores. Foram consultadas 455 empresas, sendo 172 de pequeno porte, 184 médias e 99 grandes, entre 1º e 15 de setembro.

Indústria da construção permanece estável em agosto, aponta CNI

O nível de emprego ficou mais distante da linha divisória de 50 pontos, em 49,1 pontos e, assim, mostra queda moderada do emprego em relação a julho. O recuo do emprego no mês quebra uma sequência de dois meses de estabilidade.

A intenção de investimento também recuou, alinhada com a queda do otimismo verificada no Índice de Confiança do Empresário Industrial da Construção. O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que, “apesar dos resultados arrefecerem a tendência de avanço que vinha sendo apresentada nos últimos meses, as expectativas se encontravam em um patamar bastante elevado desde maio, de modo que o empresário segue confiante e as expectativas permanecem positivas”.

Faça o download da última edição na íntegra

Sondagem Indústria da Construção – Agosto 2021.pdf (414,5 KB)