CANDIDATOS AO GDF SINALIZAM COMPROMISSOS COM O SETOR DA CONSTRUÇÃO PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS.

 

 

Candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de opinião para a disputa pelo governo do Distrito Federal assumiram importantes compromissos com o setor da construção, sinalizando disposição para produzir avanços nos próximos quatro anos. Desburocratização, reequilíbrio financeiro dos contratos de obras públicas e o combate à ocupação ilegal de áreas públicas e privadas foram alguns dos temas discutidos durante o Encontro com Candidatos ao Governo do Distrito Federal: Compromisso com a construção civil – Eleições 2022, promovido em conjunto pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF); a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF); e a Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco) no dia 13/09, em Brasília.

Mediado pelo consultor político Marcelo Moraes, o evento ouviu as propostas de quatro candidatos – por motivo de agenda, as candidatas Keka Bagno e Leila Barros declinaram do convite. A sabatina durou mais de cinco horas e foi transmitida ao vivo pela internet.

Para os organizadores, o encontro foi muito importante para abrir debate em torno de temas estratégicos para o setor, trazendo maior clareza do posicionamento dos postulantes. “Foram apresentados os pontos de vista de cada candidato e as pessoas que ouviram vão poder tomar a melhor decisão para o voto”, destacou Eduardo Aroeira Almeida, presidente da Ademi DF, ao reforçar que essa é uma prestação de serviço, com informações importantes e estratégias para os associados e a sociedade.

“O evento registrou a importância do setor da construção para os candidatos que versaram bem sobre diversos assuntos, mas o importante foi que eles viram que o setor é organizado e está à disposição para interagir”, salientou Dionyzio Klavdianos, presidente do Sinduscon-DF.

“O evento foi espetacular e muito bom para o engrandecimento do setor. Muito bem conduzido pelo consultor político Marcelo Moraes e com ótimos debates. Os candidatos responderam tudo”, destacou Afonso Assad, presidente da Asbraco.

Veja uma síntese das sabatinas, pela ordem de apresentação dos candidatos:

Ibaneis Rocha (MDB)

Ibaneis Rocha afirma que, se reeleito, pretende priorizar a desburocratização, o reequilíbrio financeiro dos contratos de obras públicas, o investimento em novos projetos de infraestrutura, a conclusão de obras em andamento, a modernização de marcos regulatórios com vistas à maior segurança jurídica, a utilização de resíduos da construção em obras públicas, a consolidação do Setor Noroeste como bairro mais estruturado de Brasília e a regularização de 40% da Floresta Nacional de Brasília (Flona).

Paulo Octávio (PSD)

Se eleito, Paulo Octávio tem como meta enfrentar os desafios do crescimento desordenado no Distrito Federal, gerar 100 mil empregos em infraestrutura, adotar medidas para evitar a ocupação ilegal e os alagamentos no Distrito Federal

Izalci Lucas (PSDB)

Izalci Lucas pretende implantar uma política pública de estado de moradia; desenvolver um planejamento estratégico; aplicar a Lei dos Resíduos Sólidos, do IPTU Verde e da regularização fundiária; incentivar a recuperação de nascentes; mudar o regime tributário; concluir projetos sobre drenagem das águas pluviais e simplificar alvarás e licenças ambientais.

Leandro Grass (PV)

Leandro Grass afirma que, se eleito, vai estabelecer o Comitê Intersetorial de Tratamento de Grilagem de Terras, implementar o IPTU Verde e o projeto de mobilidade urbana; utilizar PPPs nas áreas de educação e saúde; priorizar a desburocratização, o reequilíbrio econômico dos contratos de obras públicas e a reforma e ampliação de hospitais; investir em energias renováveis e na drenagem das águas pluviais, e atrair investimentos para as áreas de transbordos de resíduos sólidos.